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PORTAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
Universidade de Pernambuco


ENSINO SEMIPRESENCIAL

Educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que ocorre pelo uso de tecnologias que permitem que estudantes e professores estejam separados de forma espacial e/ou temporal. Dessa forma, não há necessidade que estes agentes estejam fisicamente presentes em um ambiente presencial, como uma sala de aula ou um auditório, por exemplo.

Nos primórdios do ensino a distância no século XX, utilizava-se a correspondência postal para enviar material ao estudante. Esse material poderia estar na forma escrita ou na forma de vídeos e áudios. Com a popularização da internet, do email e das mensagens instantâneas, os recursos da World Wide Web tornaram-se largamente utilizados para ampliar o campo de abrangência da EaD.

No processo de aprendizagem da EaD o professor atua como mediador, isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional. Isso é feito utilizando-se dos diferentes meios e recursos associados à tecnologia da comunicação disponível atualmente. Essa mediação tem a dificuldade adicional de resolver os problemas associados a distância física e temporal entre educador e o educando. Dessa maneira, o estudante deve ser autodisciplinado e automotivado para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem remoto. Porém, problemas associados ao processo de ensino e aprendizagem também ocorrem no ambiente presencial, como desinteresse e falta de atenção, por exemplo.

No contexto da Escola Politécnica de Pernambuco, o tipo de aprendizagem "a distância" mostra-se como mais uma alternativa para quem faz uso da educação formal e presencial, não necessariamente substituindo-a, mas sim, complementando-a.

A falta de espaços de sala de aula para os estudantes mostra-se crítico no atual cenário de crescente demanda de estudantes na nossa instituição e uma das principais vantagens do uso da educação a distância é que esta modalidade de ensino permite a aprendizagem de um número maior de estudantes, com menores demandas de infraestrutura, e ainda assim mantendo um nível adequado de qualidade.

OBJETIVO GERAL

Aprimorar o desenvolvimento e exposição de conteúdos e práticas pedagógicas trabalhadas em diversas disciplinas através do uso extenso de ferramentas digitais, com foco na gravação de vídeo-aulas e simulações computacionais, a fim de proporcionar um aproveitamento de forma mais profunda dos temas de cada disciplina pelos estudantes de engenharia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar e modernizar a oferta de disciplinas semipresenciais na Escola Politécnica de Pernambuco em articulação com o Núcleo de Educação a Distância da UPE (NEAD).

Modernizar e contextualizar a oferta de disciplinas presenciais em nossos cursos de engenharia.

Promover uma melhoria da qualidade do ensino de nossa instituição pelo extenso uso de vídeo-aulas e experimentações utilizando simulações computacionais.

Desenvolver uma pesquisa de elaboração e seleção do material digital de apoio didático.

Ampliar o contato com os alunos durante o desenvolvimento da disciplina pelo uso de mídias digitais.

Desenvolver estratégias e recursos para esclarecer duvidas e auxiliar os estudantes utilizando vídeo-aulas e simulações computacionais.

Promover o aprofundamento das discussões dos conteúdos ministrados nas diversas disciplinas oferecidas em nossa instituição.

Desenvolver o uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem.

Colaborar com o aumento do índice de aprovação em disciplinas com grande retenção de estudantes, promovendo um maior número de formandos dos cursos de engenharia pela UPE no Estado de Pernambuco.

Promover uma modernização das nossas disciplinas de física e engenharia, promovendo um ensino de engenharia mais alinhado com o contexto atual de nossa sociedade.

ASPECTOS POSITIVOS

1. Não há a necessidade permanente e inflexível de salas de aula.

2. O professor poderia trabalhar com mais estudantes do que em uma sala de aula presencial.

3. O estudante pode consolidar os conteúdos e acompanhar as aulas nos horários e dias mais adequados à sua realidade.

4. Evita-se problemas associados ao choque de horários na matrícula dos estudantes.

5. Promove-se a autonomia e independência do estudante.

6. A possibilidade de evitar a repetição de temas e problemas. Tudo o material gravado e trabalhado pode ser reutilizado e expandido na disciplina em semestres seguintes.

7. Os exercícios gravados em vídeo podem ser vistos e revistos pelos estudantes quando eles desejarem e quantas vezes precisarem. Isso pode ocorrer livremente até que eles estejam familiarizados com os temas.

8. Os vídeos e materiais tornam-se disponíveis também para o ensino presencial. Isso cria imediatamente uma coleção de problemas da disciplina resolvidos por um professor da instituição, auxiliando o aprendizado e ampliando o contato do aluno com os temas em ambas as modalidades de ensino.